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Como funciona o algoritmo dos stories?
Entender como funciona o algoritmo dos stories do Instagram pode parecer uma tarefa complicada, mas existem algumas regras que o vão ajudar a compreender melhor este sistema e de certa forma, fazer com que alcance melhores resultados nesta plataforma.
Antes de falar sobre como funciona o algoritmo dos stories, convém perceber o que é um story e definir algoritmo.
Em português a palavra “story” significa história. Este recurso pode ser publicado em formato de foto ou vídeo e foi desenvolvido com a finalidade de melhorar a interação entre os utilizadores. Os stories têm a duração de 15 segundos e ficam disponíveis durante 24h e depois desaparecem, a menos que sejam destacados pelo utilizador numa pasta de destaques, visível ao abrir o perfil.
Um algoritmo é um sistema dinâmico que define ações nas redes sociais, assentes no engagement dos seus utilizadores. Corresponde a uma linguagem programada e a cálculos que determinam o alcance e a visibilidade dos conteúdos publicados. O principal objetivo do algoritmo é proporcionar a melhor experiência possível e fornecer o conteúdo mais relevante a cada utilizador, sejam publicações, histórias ou reels.
O Instagram utiliza um conjunto de regras e critérios, com base na inteligência artificial, que determinam os conteúdos e as contas mais relevantes para cada utilizador. Da mesma forma, existe um algoritmo para os stories que estabelece a ordem de exibição dos mesmos.
O objetivo destas ferramentas de cálculo é fazer com que os utilizadores invistam o máximo de tempo nesta plataforma. Para isso, o Instagram analisa cada perfil para perceber as especificidades de cada pessoa e, posteriormente, apresenta de forma estratégica e personalizada os conteúdos mais relevantes aos seus utilizadores.
Agora que já expliquei o que é um algoritmo e o que são os stories, é mais fácil explicar quais são os critérios utilizados pelo Instagram para determinar a ordem de apresentação das publicações, lembrando que tudo tem que ver com a interação, pesquisas, gostos e necessidades de cada utilizador.
Quais os critérios utilizados pelo Instagram para escolher a exibição dos stories?
O algoritmo do Instagram utiliza vários fatores para determinar a exibição de conteúdo. Relativamente aos stories, o Instagram dá destaque aos diretos, colocando-os no início e toda a exposição de stories.
Na ausência de vídeos em direto o Instagram utiliza algoritmos para decidir a disposição das histórias quando se abre a aplicação. Estes critérios foram concebidos para proporcionar uma experiência personalizada a cada perfil.
Desta forma, o Instagram coloca em destaque os conteúdos que prevê serem do interesse do utilizador, tendo em conta o histórico de comportamento dessa mesma pessoa.
Ou seja, o algoritmo avalia todas as características do story a nível estrutural, bem como a nível de interação que recebeu (comentários, gostos, partilhas, favoritos).
Os principais fatores que interferem com a ordem das histórias são:
- ligação entre o utilizador e o autor da publicação;
- interação em stories anteriores desse mesmo autor;
- visualização de histórias anteriores do autor;
- grau de proximidade/ interação que o utilizador tem com o autor;
- informações do próprio story.
Estes fatores ajudam a determinar a relevância e o desempenho de uma história.
Mas como é que funciona o algoritmo dos stories?
O algoritmo dos stories tem em consideração vários fatores, desde o histórico de interações até ao envolvimento atual do story. Isto significa que, os critérios do Instagram analisam o engagement das histórias.
Ou seja, quando uma pessoa costuma ver frequentemente os stories de um determinado perfil, a probabilidade destes serem exibidos no topo da lista é elevada. O algoritmo tem em consideração toda a interação alcançada por um story, no que diz respeito às reações, aos gostos, aos comentários , ao tempo investido no story e às partilhas conseguidas.
Esta análise feita permite definir o nível de relevância do story e com base nas preferências dos utilizadores é feita uma disposição pré-definida. Os interesses do público são calculados pelo algoritmo, com base nos comportamentos interativos que tiveram anteriormente. Nesta perspetiva, quando um story está a receber muitas visualizações, comentários ou partilhas, é propício ganhar destaque na a lista de exibição.
É importante reforçar que estes são apenas alguns fatores gerais que podem influenciar o algoritmo dos stories.
Quais são os fatores que devo ter em consideração para obter melhores resultados no algoritmo dos stories no Instagram?
Agora que já sabe quais são os critérios avaliados pelo algoritmo dos stories, vou revelar algumas regras-chave que considero imprescindíveis para obter resultados mais satisfatórios com os stories.
De acordo com a EarthWeb, em 2023 aproximadamente 86% dos utilizadores do Instagram publicam stories todos os dias. No entanto, o alcance das histórias está em declínio.
Segundo o estudo feito pela Rival IQ, a taxa de alcance dos stories diminuiu nos últimos anos. O Instagram está em constante evolução, por isso, é importante acompanhar as atualizações desta rede social para obter melhores resultados nesta plataforma.
Antes de mais, deve procurar conhecer os gostos e as necessidades do seu público-alvo. À posteriori, delineie um plano de publicações e desenvolva estratégias para o seu perfil. Deve criar e partilhar conteúdos autênticos e interessantes para os seus seguidores.
Tente manter uma certa consistência na rotina de publicação de conteúdo e torne os seus stories mais envolventes e dinâmicos. Para isso, explore as ferramentas e os recursos que o Instagram oferece como músicas, sondagens, caixa de perguntas, stickers, sobreposição de fotografias, montagem, tipografia, etc.
Os stories surgiram em 2016 e ganharam imensa força. Segundo o estudo desenvolvido pela DataReportal, 69,7% dos utilizadores partilham diariamente conteúdo no Instagram. Esta rede social tornou-se numa excelente plataforma para as empresas ampliarem o número de clientes, sendo os stories uma forma de divulgação do negócio através de anúncios online.
De acordo com a Hootsuite, cerca de 58% dos utilizadores são atraídos mais facilmente por um serviço ou uma marca quando vêm algum story do que uma publicação no feed. A maioria visita os sites a partir dos stories com o objetivo de compra. É importante acompanhar sempre as métricas dos stories, pois desta forma consegue perceber qual é o tipo de conteúdo que resulta melhor com o seu público-alvo e os pontos a considerar serem melhorados.