#bibliofilia #leilões

Nesta cena da comédia The Magic Chrtistian de 1969 com o fantástico Peter Sellers vários gestos são usados para licitar, desde um simples levantar da mão ao mais bizarro uso de bandeiras, os gestos são interpretados pelo pregoeiro como licitações.

A melhor comédia é quase sempre aquela que parte da realidade e a leva ao absurdo,  E de facto, muitos são os clientes que usam pequenos gestos para assinalar as suas licitações cabendo ao pregoeiro a correcta interpretação. A experiência que acumulei ao longo da história da ECLÉCTICA LEILÕES® permite reconhecer com facilidade os gestos que são licitações, desde o mais discreto, como um cliente que se mantém perfeitamente imóvel para licitar, ao mais exuberante como o cliente que eleva o seu número o mais alto que a altura do seu braço permite.

Na verdade não há gestos inadvertidos que compram lotes. Se alguma dúvida houver o pregoeiro perguntará e rapidamente perceberá qual é o seu gesto que significa uma licitação.

Portanto, não se preocupe em mexer a caneta, olhar para o pregoeiro, levantar-se, usar harmónicas, cornetas ou bandeiras como Peter Sellers. Se não for a sua forma de licitar, não será lido como tal.